2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

156 / (19) 99986-7599

(19) 3853-3105 / 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

Resumo

Atualização do Portal

18/04/24 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

E.T.A. - Estação de Tratamento de Água

terça, 23 de fevereiro de 2021

A água não é produzida naturalmente em indústrias, ou seja, fabricar esse elemento dentro de processos industriais. A água existente no planeta segue seu ciclo, e isso é o que chamamos de ciclo da água. A água pode se purificar, mudar de lugar por meio de chuvas, transpiração das plantas e evaporação, porém a quantidade sempre será a mesma. Partindo desse principio, sabemos que se não temos como “criar”, devemos utilizar e consumir de maneira consciente e correta. Não podemos esquecer que a água faz parte do nosso dia a dia, do nosso corpo e praticamente de tudo que fazermos, em bebidas, cozinhar, tomar banho, nadar, para produzir alimentos, gerar energia, fabricar produtos e para o lazer. Portanto vamos pensar muito bem antes de abrir a torneira. 



Algumas dicas são? 



Limpe os restos de alimentos dos pratos, talheres e panelas, ensaboe tudo para depois enxaguar; Feche a torneira para escovar os dentes ou fazer a barba; Não tome banhos longos, feche o chuveiro enquanto se ensaboa; Regue as plantas pela manhã ou no final da tarde, assim você evita a evaporação em excesso e garante um aproveitamento maior pelas plantas, se possível no jardim use um regador; Adote a coleta seletiva ( reciclar utiliza menos água do que fabricar novos produtos) ; Não polua nossos rios e córregos; Plante árvores, principalmente nas margens para garantir uma maior disponibilidade de água e proteção de nossos corpos hídricos; Verifique vazamentos; Não use a mangueira para lavar as calçadas; Cubra as piscinas (evita a perda de água por evaporação); Não utilize a mangueira para lavar carros, ao invés disto utilize baldes. 



Dicas para as Indústrias 



Desligue os fornecimentos de água quando não estiver em uso; Elimine vazamentos; Ofereça treinamentos e instruções claras para seus colaboradores (em economia de água e desperdício); Utilize alternativas para refrigeração onde for apropriado; Mapeie o sistema de água e esgoto; Adote o reuso industrial para caldeiras e sistemas de refrigeração; Utilize sempre que possível, a água da chuva, para regar jardim ou lavar o pátio. 



Fases do Tratamento de Água: QUAIS SÃO AS FASES DE TRATAMENTO DA ÁGUA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE NOSSA CIDADE?



PRIMEIRO, necessitamos com o auxilio de bombas captar a água diretamente do Rio Jaguari, e por adução enviar esta água para Caixa d’água, como chamamos a nossa E.T.A – Estação de Tratamento de Água. Quando essa água chega a Estação, ela Chega BRUTA, o que podemos dizer IMPURA, com matéria orgânica e microorganismos. 



A SEGUNDA fase, já na Estação de Tratamento de Água, nessa água bruta é adicionada dois produtos. A CAL e o SULFATO DE ALUMÍNIO, os quais corrigem o pH e propicia assim a formação de “núcleos”, ou seja, micropartículas que serão agrupadas na etapa seguinte. 



A TERCEIRA fase é o que chamamos de FLOCULAÇÃO, onde esses “núcleos”, micropartículas durante movimento contínuo e suave dos floculadores (pás que giram), se unem aumentando de tamanho. Essas micropartículas, são impurezas presentes na água, e assim, formam partículas maiores o que chamamos de FLOCOS. 



A QUARTA fase é a DECANTAÇÃO. Os decantadores, são grandes tanques onde esses flocos formados no floculadores, terão tempo, para se decantar, ou seja, ir para o fundo do tanque, e ficarem depositadas por lá devido ao seu peso. Podemos dizer que nesta fase do tratamento, a água já está quase que totalmente limpa. 



A QUINTA fase é a FILTRAÇÃO, onde a água passa por enormes filtros, contendo areia, e um leito de pedras, desta forma as sujeiras que restaram da fase de decantação ficará retida neste filtro. Assim, após passar por estas fases, a água já está limpa, mas devemos garantir que nenhuma bactéria ou vírus que tenha passado por estas fases cheguem em nossas casas, assim a água ainda passará por mais duas fases. 



A SEXTA fase é a DESINFECÇÃO, ou seja, adição de CLORO, um elemento químico capaz de matar todas as bactérias ou vírus presente na água, garantindo uma água limpa e potável, pronto para ser utilizada pela população. 



A SETIMA fase é a FLUORETAÇÃO, que é a adição de outro elemento químico chamado de FLÚOR. Esse elemento é essencial para quando escovamos os dentes o flúor protege os dentes contra as cáries e é útil para a saúde dos adultos. Durante todas as fases a água que está na estação é analisada em nossos laboratórios e também em laboratórios contratados, assim podemos dizer com certeza que a água que é distribuída está “POTÁVEL” para o consumo humano. Após todos estes processos, a água está pronta para ser distribuída para toda a população para usufruir de maneira consciente e sempre protegendo o Meio Ambiente. Temos que lembrar também, que durante todo o processo, necessitamos de pessoas capacitadas para tratar nossas águas, além de utilizar muita energia e produtos químicos, quanto mais água tratamos mais produtos, energia e mão de obra são utilizadas, portanto, se economizarmos água em nossas casas, estaremos evitando que mais água seja retirada de nosso rio, estaremos economizando a energia e produtos químicos da ETA, protegendo cada vez mais nosso Planeta. 



TARIFAS PRATICADAS 



Para a tarifação da água e esgoto de um Município, os valores seguem os estabelecidos pela Agência Reguladora de Saneamento PCJ – ARES PCJ.  Para conhecimento dos valores destas tarifas, o usuário poderá entrar em contato com a administração do SAAE, pessoalmente, via telefone ou e-mail. Se preferir Clique aqui


Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2024
FEV MAR

 

  2023
JUL AGO OUT NOV DEZ JAN ABR MAI JUN

 

  2022
ABR FEV MAI AGO SET NOV DEZ JAN

 

  2021
DEZ FEV JAN MAR ABR MAI JUN AGO JUL SET OUT

 

  2020
NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2019
SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO

 

  2018
OUT NOV DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL JUN AGO SET

 

  2017
OUT JAN NOV DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

 

  2016
DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN OUT NOV

 

  2015
OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

 

  2014
MAR DEZ ABR AGO JUL SET MAI OUT JAN NOV

 

  2013
FEV MAR ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN

 

  2012
JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT NOV

 

  2011
DEZ AGO NOV SET OUT

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK