2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

156 / (19) 99986-7599

(19) 3853-3105 / 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

Resumo

Atualização do Portal

17/04/24 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

SAAE Pedreira dá início ao controle de perdas e a troca de hidrômetros

quinta, 28 de maio de 2015

O SAAE Pedreira – Serviço Autônomo de Água e Esgotos - está implantando, em todo o Município, o “Projeto de Controle de Perdas e a Troca dos Hidrômetros”, que tem como principal objetivo o combate às perdas físicas e comerciais nos sistemas de distribuição de água que é de sua responsabilidade.
Segundo o diretor-geral do SAAE, Celso José Leite Filho, nesta primeira fase, a medida adotada para a redução do índice de perdas é a substituição e a padronização de 500 hidrômetros, instalados há mais de cinco anos e nove meses. Serão trocados os hidrômetros com consumo de água médio acima de 15m³ mensal, em razão de dois fatores: a incapacidade de aferição real do consumo (sub-medição) e a elevada vazão nominal de funcionamento.
As sub-medições são causadas por diversos fatores, tais como tempo de vida útil dos hidrômetros, desgastes mecânicos de suas engrenagens, posição incorreta da instalação com relação ao cavalete. “Na verdade, o que se busca é aferir com exatidão o volume de água consumido, diminuindo os índices de perda, e com isso receber dos consumidores a tarifa justa pela prestação do serviço na mesma proporção do consumo, respeitado os valores para cada categoria e as faixas de consumo”, elucidou Celso Leite.
O prefeito Carlos Pollo, que acompanha esse Projeto do SAAE, destacou que a troca destes equipamentos será feita gratuitamente e não vai exigir nenhum investimento do consumidor. O hidrômetro, como qualquer instrumento, tem uma validade e passando o tempo determinado precisa ser trocado. O “trabalho será feito de forma pontual, devagar e o próprio SAAE vai assumir este custo”, complementou o prefeito Carlos Pollo.
Importante afirmar que os novos hidrômetros foram adquiridos através de processo licitatório, conforme a legislação em vigor, e foi exigido dos fornecedores que o equipamento atendesse a todas as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que fosse aprovado e homologado pelo INMETRO e realização de todos os ensaios para avaliação de desempenho, definidos através de NBR (Normas Brasileiras) específicas. Cabe salientar que todas essas exigências foram atendidas pela empresa vencedora.
Se o hidrômetro não registra o consumo com exatidão, tem-se a falsa impressão de que o uso da água está sendo feito de forma racional e o valores pagos são inferiores ao consumo real, que não foi registrado. Com a substituição do equipamento pelo modelo com precisão, toda essa água será registrada, gerando o valor real e justo do consumo. Neste cenário, é necessário identificar o consumo, acompanhando diariamente a quantidade registrada e, se for o caso, adaptar-se a esta nova situação, racionalizando o uso da água.
Outro fato que ocorre com freqüência após a substituição do medidor é o “aparecimento” de pequenos vazamentos internos, que antes não eram registrados pelos hidrômetros imprecisos. A identificação é fácil: se o hidrômetro gira sem parar e não existe consumo no interior do imóvel, com certeza existe algum ponto de vazamento após o hidrômetro. Nestes casos, o consumidor precisa identificar e sanar o problema, pois o SAAE não realiza manutenções dentro dos imóveis.
Os usuários com algum problema de água, devem se dirigir a sede administrativa do SAAE, localizada na Rua Moacir do Amaral, 91, Vila São José, Pedreira, SP, CEP: 13920-000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones de Atendimento: 115, (19) 3852-4653, (19) 3852-4654, (19) 3852-4283.
Texto original: SAAE – Edição - Sidenei Defendi
ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2024
FEV MAR

 

  2023
JUL AGO OUT NOV DEZ JAN ABR MAI JUN

 

  2022
ABR FEV MAI AGO SET NOV DEZ JAN

 

  2021
DEZ FEV JAN MAR ABR MAI JUN AGO JUL SET OUT

 

  2020
NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2019
SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO

 

  2018
OUT NOV DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL JUN AGO SET

 

  2017
OUT JAN NOV DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

 

  2016
DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN OUT NOV

 

  2015
OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

 

  2014
MAR DEZ ABR AGO JUL SET MAI OUT JAN NOV

 

  2013
FEV MAR ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN

 

  2012
JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT NOV

 

  2011
DEZ AGO NOV SET OUT

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK