2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

156 / (19) 99986-7599

(19) 3853-3105 / 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

Resumo

Atualização do Portal

15/04/24 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Alunos do Colégio Objetivo fazem visita monitorada ao Aterro Sanitário

quinta, 27 de agosto de 2015

Na tarde do dia 21 de agosto de 2015, alunos das quintas séries do Colégio Objetivo, de Pedreira, realizaram uma visita ao Aterro Sanitário do Município, sendo recepcionados pelo engenheiro Ambiental do SAAE, Jonas Amorin e outros integrantes da Equipe.
Durante a visita, as crianças receberam informações sobre as diferenças de Lixão e Aterro Sanitário, suas ferramentas de controle da poluição e o tratamento que é dado a todos os resíduos domiciliares que chegam diariamente ao Aterro.
O engenheiro Jonas Amorim esclareceu que Pedreira, atualmente, tem uma média de 28 toneladas/dia de resíduos, as quais precisam ser gerenciadas e tratadas para não provocar impactos ambientais, pois têm de estar dentro da legislação ambiental de controle e licenciamento. O Aterro vem atendendo fielmente às normas técnicas necessárias e cumprindo as exigências ambientais.
Aproveitando a oportunidade da aula de Campo, as crianças também discutiram a importância da reciclagem e principalmente na redução do lixo, ou seja, contendo o consumo de materiais que têm muitas embalagens agregadas, ajudando a diminuir o volume enviado ao Aterro e consequentemente, aumentando a vida útil deste espaço. Lembrou que as visitas monitoradas ao Aterro Sanitário têm o objetivo de sensibilizar sobre essas importantes questões, os serviços que o SAAE presta e o que os moradores e turistas podem fazer para deixar a cidade cada vez mais limpa, bonita e agradável.
O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira - demonstra com estes trabalhos, sua responsabilidade ambiental em educar as crianças hoje, para que possam se tornar adultos melhores e conscientes. Uma aula de Campo favorece o conhecimento e a aquisição de novas informações, partindo do que se estuda em classe para o que se visualiza em campo. As visitas monitoradas permitem que os visitantes possam conhecer todo o trabalho que se desenvolve na área de resíduos sólidos, além de expandir as atividades de educação ambiental. Os alunos das quintas séries do Colégio Objetivo tiveram uma tarde de aprendizagem diferente, graças ao apoio da Escola e dos professores.
“É importante observar que o lixo é um problema que afeta o País como um todo. Os governos Federal, Estadual e Municipais enfrentam dificuldades no descarte do lixo produzido. Tem de se dar o destino final apropriado. Por isso, é fundamental o investimento que a Cidade faz para ter e manter o seu próprio Aterro, além da conscientização da população na separação do lixo para um melhor aproveitamento da vida útil desta área”, avaliou Celso José Leite Filho, diretor-geral do SAAE.
O prefeito de Pedreira Professor Carlos, como educador, destacou a importância destas visitas monitoradas: “é um projeto fundamental, pois permite captar as inquietações dos jovens, responder claramente aos questionamentos, abastecer de informações e retirar as dúvidas existentes. Há de se mostrar que esse empreendimento tem sua atuação voltada, com muita responsabilidade, para a preservação ambiental”, complementou o prefeito Carlos Pollo.
O grupo recebeu também instruções sobre o descarte irregular de materiais e as suas consequências nefastas. Os jovens, entretanto tiveram as conversas voltadas ao consumo responsável, responsabilidade ambiental na geração de resíduos e preservação ambiental. Ao avaliar a visita ao Aterro, o engenheiro Ambiental Jonas Amorim enfatizou que o objetivo é estimular a reflexão do papel de cada um frente a sociedade de consumo. Deixou claro que é fundamental analisar os hábitos de consumo, já que o Mundo não vai suportar o crescimento desordenado e insustentável da geração de lixo.
Texto base: Jonas Amorim, SAAE
Inserções no texto: Sidenei Defendi
ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira.

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2024
FEV MAR

 

  2023
JUL AGO OUT NOV DEZ JAN ABR MAI JUN

 

  2022
ABR FEV MAI AGO SET NOV DEZ JAN

 

  2021
DEZ FEV JAN MAR ABR MAI JUN AGO JUL SET OUT

 

  2020
NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2019
SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO

 

  2018
OUT NOV DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL JUN AGO SET

 

  2017
OUT JAN NOV DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

 

  2016
DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN OUT NOV

 

  2015
OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

 

  2014
MAR DEZ ABR AGO JUL SET MAI OUT JAN NOV

 

  2013
FEV MAR ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN

 

  2012
JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT NOV

 

  2011
DEZ AGO NOV SET OUT

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK