2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

156 / (19) 99986-7599

(19) 3853-3105 / 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

Resumo

Atualização do Portal

24/04/24 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

A E.T.E. moderniza-se com a troca dos Aeradores Superficiais Mecânicos pelo Sistema de Ar Difuso

quarta, 15 de fevereiro de 2017

A Estação de Tratamento de Esgoto de Pedreira moderniza-se com a troca dos Aeradores Superficiais Mecânicos pelo Sistema de Ar Difuso
Os Aeradores Mecânicos Superficiais trabalham satisfatoriamente e atendem os índices de tratamento previsto em Legislação Estadual, porém, não tem grande eficiência na inserção de oxigênio nos tanques, diferentemente do Sistema de Ar Difuso, que suga o ar atmosférico e injeta-os nos compartimentos e melhor ainda, o faz, através das membranas microperfuradas, que espalham micro-bolhas na massa do esgoto, aumentando consideravelmente a eficiência.
Esmiuçando o sistema, a Estação de Tratamento de Esgoto de Pedreira funciona em um sistema natural de tratamento, denominado Sistema Aeróbio por Lodo Ativado, ou seja, as próprias bactérias presentes no esgoto agem sobre o efluente, ao consumir a matéria orgânica. Uma grande colônia de bactérias e fungos é formada e quando se injeta oxigênio – e são aproveitados plenamente - a reprodução é alta e quanto mais bactérias, maior a eficiência, e então se explica por que optar por um processo eficaz em injetar oxigênio de forma de micro-bolhas. De acordo com o prefeito Hamilton Bernardes Junior “esse Sistema não permite incrustações ou entupimentos, mesmo em severas condições de trabalho”.
Em seu moderno e avançado laboratório, obtém-se as análises de DBO e DQO, que mostram aos técnicos a efetividade do tratamento, e quanto maior a porcentagem, maior a eficácia. Hoje se atinge a 86% de remoção de DBO e com o novo sistema, espera-se 95%, além de agregar ao processo, um consumo menor de energia elétrica, hoje a grande vilã de qualquer tratamento que utiliza motores elétricos em seu sistema. A ETE funciona com um sistema de Automação que controla todo o tempo de entrada, aeração, decantação e descarte do efluente e estes são constantemente adequados pelos técnicos químicos e operadores que trabalham em regime de 24 horas. A única ação química acontece no descarte do efluente. Antes de ser lançado nas águas do Rio Jaguari, o esgoto tratado é clorado e desinfetado, garantindo a qualidade e segurança Ambiental. Toda a mudança do Sistema de Aeração é necessário para o atendimento às exigências do Programa PRODES, da Agência Nacional de Águas. “Este é o primeiro de oito Sistemas que serão instalados na ETE de Pedreira”, avaliou o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2024
FEV MAR

 

  2023
AGO OUT NOV DEZ JAN ABR MAI JUN JUL

 

  2022
FEV MAI AGO SET NOV DEZ JAN ABR

 

  2021
FEV JAN MAR ABR MAI JUN AGO JUL SET OUT DEZ

 

  2020
DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL NOV

 

  2019
OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

 

  2018
DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL JUN AGO SET OUT NOV

 

  2017
JAN NOV DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT

 

  2016
JAN FEV MAR ABR MAI JUN OUT NOV DEZ

 

  2015
JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

 

  2014
ABR AGO JUL SET MAI OUT JAN NOV MAR DEZ

 

  2013
ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR

 

  2012
JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT NOV

 

  2011
AGO NOV SET OUT DEZ

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK